sábado, 10 de março de 2012

Mol e massa dos átomos


O que é o Mol?
O mol: origem da palavra latina mole, que significa quantidade e porção, em quimica a unidade mol é usada para contar átomos,moléculas ou íons.
Definição de mol
A definição do sistema internacional diz que a unidades de Massa Atômica (u) – É igual a 1/12 da massa de um átomo de isótopo de carbono-12 (C12).

Um mol de qualquer elemento tem massa em grama igual á massa atômica do elemento.

LORENZO ROMANO AMEDEO CARLO AVOGADRO( 1776-1856)























Constante de Avogadro – é uma constante física fundamental que representa um mol de entidades elementares (entidades elementares significando átomos, moléculas, íons, elétrons, outras partículas, ou grupos específicos de tais partículas).
         Constante de Avogrado = 6,02 X 1023 mol 

Massa dos átomos
As massas dos átomos podem ser medidas em unidade de massa atômica (u), que é a massa de 1/12 do isótopo do carbono com massa igual a 12 (12C). A massa atômica de um isótopo é a massa do átomo medida em unidades de massa atômica. Já a massa atômica do elemento leva em conta os isótopos que o compõem
Nos laboratórios e indústrias químicas é muito importante conhecer a quantidade de substâncias envolvidas nas reações. Por isso, a seguir trataremos dos principais conceitos, grandezas e unidades de medida relacionadas às massas dos átomos:
Unidade de Massa Atômica (u): Uma unidade de massa atômica (1 u) corresponde ao valor de 1/12 do isótopo do carbono com massa igual a 12 (12C).
A unidade de massa atômica (u) é a unidade usada em todas as grandezas relacionadas a seguir.
Massa Atômica de um Átomo ou Isótopo (MA):
É obtida por meio da comparação com o valor do átomo de carbono. Por exemplo, a massa atômica do 919F sua massa atômica é igual a 18,9984 u. Arredondando, é igual a 19, que é o mesmo valor do número de massa (A) dele. Esse valor significa que a massa atômica do elemento 919F é 19 vezes maior que a massa de 1/12 do 12C.
Massa Atômica de um Elemento (MA):A massa atômica do elemento é determinada pela média ponderada das massas atômicas dos seus isótopos. Isso é feito multiplicando-se as massas atômicas de cada isótopo pela porcentagem que aparece na constituição do elemento. Depois, somam-se esses valores, que são divididos por 100, resultando na porcentagem total.
Por exemplo, o elemento neônio é composto de três isótopos com as seguintes massas atômicas e porcentagens em sua constituição:

Calculando a massa atômica (MA) desse elemento:
MAneônio = (20 . 90,92) + (21 . 0,26) + (22 . 8,82)
                                         100
MAneônio = 20,179 u

 Massa Molecular (MM): Como o próprio nome diz, é usada para substâncias moleculares, ou seja, átomos ligados através de um compartilhamento de pares de elétrons, que são as denominadas ligações covalentes.
A massa molecular é conseguida multiplicando-se a quantidade de átomos de cada elemento pelas suas massas atômicas e somando-se os resultados.
 Por exemplo, a molécula de CO2 contém um carbono e dois oxigênios, assim multiplicaremos a massa atômica do carbono por 1; e a do oxigênio por dois, somando-as posteriormente:
MMCO2 = (1 . MAC) + (2 . MAO)
MMCO2 = (1 . 12) + (2 . 16)
MMCO2 = 12 + 32
MMCO2 = 44 u



POSTADO POR : Gabrielle Machado, Sarah, Ismael, Kamila,Felipe e Laillson. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tema Espetacular Ltda.. Tecnologia do Blogger.