sábado, 10 de março de 2012

Estequiometria

 

olá caros leitores iremos hoje falar sobre estequiometria.....eu em particular quando ouvi a palavra .estequiometria pensei que era uma coisa muito complicada que fosse um bicho de sete cabeças ,mas por incrível que pareça só o nome que dá medo porque o assunto é fácil de se compreender...vamos começar primeiramente com a pergunta que eu mais esperava ouvir...

                                             O que é estequiometria?
A estequiometria deriva da palavra grega STOICHEION (elemento) e METRON (medida), ou seja, as quantidades envolvidas de cada substancias em uma reação química.
É o cálculo das quantidades de reagentes e/ou produtos das reações químicas em mols, em massa, em volume, número de átomos e moléculas, realizado como consequência da lei de Proust (lei das proporções definidas), executado, em geral, com auxílio das equações químicas correlatas.

Lei da conservação da massa ou Lei de Lavoisier: “Em um sistema, a massa total dos reagentes é igual à massa total dos produtos”. Veja o exemplo:
A   +   B → AB

Lei das proporções definidas ou Lei de Proust: “Toda substância apresenta uma proporção constante em massa, na sua composição, e a proporção na qual as substâncias reagem e se formam é constante”. Veja o exemplo:
A   +   B =AB
2g  +  5g = 7g           
4g   + 10g = 14g

Com a Lei de Proust podemos prever as quantidades das substâncias que participarão de uma reação química

A estequiometria é de extrema importância no cotidiano, principalmente nas indústrias ou laboratórios, pois objetiva calcular teoricamente a quantidade de reagentes a ser usada em uma reação, prevendo a quantidade de produtos que será obtida em condições preestabelecidas.
10 lentes + 5 armações → 5 óculos
Observe que é impossível obter mais que cinco óculos, pois faltarão lentes. Porém, para até cinco armações, o número de óculos que podemos montar é o mesmo das armações.
1 mol de átomos corresponde à massa atômica expressa em gramas, um número igual a 6,0 x 10^23 átomos

Proporções definida: os elementos químicos, em um dado composto, estão sempre combinados na mesma proporção em massa.


POSTADO POR : Gabrielle Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tema Espetacular Ltda.. Tecnologia do Blogger.