sábado, 16 de junho de 2012

Soluções



Olá, caros amantes de química que visitam o quimicalogia, trago uma boa noticia a vocês, nesse post iremos começar um novo assunto que é soluções, bom inicialmente vocês devem estar se perguntando ”o que ser isto?”,porem antes de começarmos falando sobre soluções daremos uma introdução sobre substancia, e nós do quimicalogia estaremos aqui pra responder, então vamos direto as perguntas...

O que são substancias?
Uma substância é qualquer espécie de matéria formada por átomos de elementos específicos em proporções específicas. Cada substância possui um conjunto definido de propriedades e uma composição química.

O que são dispersões?
são sistemas nos quais uma substância está disseminada, sob forma de pequenas partículas, numa segunda substância.
Uma dispersão é formada pela combinação de um dispergente com um disperso (soluto ou disseminado).


Quais são os tipos de classificação das dispersões?
 De acordo com o tamanho das partículas dispersas, as dispersões se classificam em:
§  Solução verdadeira: quando as partículas dispersas têm até 1 nm de diâmetro. Não é possível ver as partículas dissolvidas nem com microscópia eletrônica, e a separação das substâncias (disperso e dispersante) é feita através da destilação. Ex.: água + sal.

§  Colóide (ou dispersão coloidal): quando as partículas dispersas têm entre 1 nm e 100 nm de diâmetro. São misturas que, a olho nu, aparentam ser homogêneas, mas na realidade não o são. Realizando uma centrifugação, é possível separar o disperso do dispersante. O primeiro vai para o fundo do recipiente. Ex.: sangue humano, fumaça, gelatina.

§  Suspensão: quando as partículas dispersas têm mais de 100 nm de diâmetro. É possível ver as partículas a olho nu. Geralmente usa-se a decantação ou filtração para separar as substâncias. Ex.: água + areia, água + terra, água + matéria orgânica do esgoto , ar + poeira.

O que é solução?
Determinado material é denominado solução quando é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias, são exemplos de soluções a água do mar, o bronze, o latão, o aço, etc. Numa solução, a substância dissolvida denomina-se soluto e aquela em que este (ou estes) se dissolve denomina-se solvente, De acordo com a quantidade de soluto dissolvido, podemos classificar as soluções.

Quais são os tipos de soluções?
A) De acordo com o estado de agregação da solução:
Solução sólida

Os componentes desse tipo de solução, na temperatura ambiente, encontram-se no estado sólido. Essas soluções são denominadas ligas.

Solução gasosa

Os componentes desse tipo de solução encontram-se no estado gasoso. Toda mistura de gases é uma solução.

Solução líquida

Nesse tipo de solução, pelo menos um dos componentes deve estar no estado líquido.
Veja, algumas dessas soluções:

Soluções formadas por gás e líquido

A solubilidade de gás em líquidos depende de três fatores, a pressão exercida sobre o gás, a temperatura do líquido e a reatividade do gás.

Esse efeito é estabelecido pela Lei de Henry

Lei de Henry: a solubilidade de um gás em um líquido é diretamente proporcional à pressão do gás sobre o líquido.

-Influência da temperatura

A solubilidade de um gás em um líquido é inversamente proporcional à temperatura, isto é, quanto maior a temperatura, menor a solubilidade do gás.
Isso pode ser percebido quando colocamos, dentro de dois copos, refrigerantes iguais que estão em temperaturas diferentes.

-Influência da reatividade

Para um mesmo solvente, sob mesma pressão e mesma temperatura, gases diferentes apresentam solubilidades diferentes. Os gases que reagem com o líquido apresentam solubilidade maior que aqueles que não reagem.

Soluções formadas por líquidos

Em nosso cotidiano, encontramos muitas soluções contendo líquidos dissolvidos em líquidos. Eis dois exemplos:
• a água oxigenada é uma solução de peróxido de hidrogênio (H2O2) e água;
• o álcool comercializado em farmácias, em supermercados ou mesmo em postos de combustíveis na verdade é uma solução formada por álcool etílico e água.

Soluções formadas por sólidos e líquidos

Nos laboratórios, nas indústrias e em nosso dia-a-dia, as soluções de sólidos em líquidos são mais comuns.
Veja alguns exemplos na tabela abaixo:
Solução
Soluto
Solvente
Soro fisiológico
NaCl
Cloreto de sódio
(sal de cozinha)
Água
Álcool iodado
I2
iodo 
Álcool
Água sanitária
NaClO
Hipoclorito de sódio
Água

Nesses tipos de solução, a água é o solvente mais utilizado, sendo conhecida como solvente universal. Essas soluções são denominadas soluções aquosas
B)De acordo com os estados de agregação das substâncias:
 Soluções sólido – sólido              Ex: ligas metálicas
 Soluções sólido – líquido             Ex: sal em água
 Soluções sólido – gás                  Ex: naftalina no ar
 Soluções líquido – sólido             Ex: água em sólidos(CaCl2)
 Soluções líquido – líquido            Ex: água em álcool
 Soluções líquido – gás                 Ex: umidade no ar
 Soluções gás – sólido                  Ex: H2 em platina em pó
 Soluções gás – líquido                 Ex: CO2 em bebidas
 Soluções gás – gás                      Ex: as misturas gasosas

C) De acordo com o ponto de saturação:
Soluções saturadas contêm uma quantidade de soluto dissolvido igual à sua solubilidade naquela temperatura, isto é, excesso de soluto, em relação ao valor do coeficiente de solubilidade (Cs), não se dissolve, e constituirá o corpo de fundo.
- Soluções insaturadas contêm uma quantidade de soluto dissolvido menor que a sua solubilidade naquela temperatura.
- Soluções supersaturadas (instáveis) contêm uma quantidade de soluto dissolvido maior que a sua solubilidade naquela temperatura.

D) De acordo com a natureza do soluto:

1- Soluções moleculares – São soluções formadas por solutos moleculares e não conduzem corrente elétrica, sendo classificadas como soluções não-eletrolíticas.
Exemplo: ar atmosférico; açúcar em água.
2- Soluções iônicas – Formadas por solutos que possuem carga (íons, íons fórmulas); são capazes de conduzir corrente elétrica, formando soluções eletrolíticas.
Exemplo: ácidos; bases; sais.
Observação: Apesar de os ácidos serem compostos moleculares, ionizam-se (reação química), em meio aquoso, formando íons. As soluções assim formadas são classificadas como iônicas.

E) De acordo com a proporção entre soluto e solvente:
Num determinado dia, ao receber visitas em sua casa, você resolve preparar suco de laranja e suco de uva para servir a seus convidados. Ao servir o suco de laranja, nota-se que algumas pessoas fazem cara feia e dizem: nossa como está forte! Enquanto que outras pessoas que beberam suco de uva dizem: Hum, este está muito fraco!
Nestes dois casos descritos acima, podemos observar que temos dois tipos de soluções: diluída e concentrada.

DILUÍDA:Pouco soluto dissolvido em relação ao solvente (suco de uva).

CONCENTRADA:Muito soluto dissolvido em relação ao solvente (suco de laranja).
Ao juntarmos, gradativamente, açúcar e água em temperatura constante e sob agitação contínua, notamos que o sólido se dissolve, até não poder ser mais visto. Vamos acrescentando mais açúcar e tornando a solução mais concentrada, até que em um dado momento, o açúcar não se dissolve mais na água, mas se deposita no fundo ou se precipita ou se deposita ou se decanta. Neste momento, dizemos que a solução está saturada e apresenta um corpo de fundo.


Um comentário:

Tema Espetacular Ltda.. Tecnologia do Blogger.