domingo, 21 de outubro de 2012

Densidade de uma solução

Densidade, concentração e molaridade são três conceitos básicos e causam, às vezes, grande confusão. Vamos dar certo destaque a um deles: a densidade, que é uma propriedade intrínseca da matéria. Lembre-se que a matéria tem duas características fundamentais: possui massa e ocupa lugar no espaço. Lembre-se que "ocupar lugar no espaço" é sinônimo de dizermos "tem volume". Assim, massa e volume são coisas que tudo que é material tem.
A relação entre a massa e o volume de um corpo qualquer recebe o nome de densidade, que pode ser matematicamente expressa como: 
Perceba que tudo que é material possui densidade, não importando se é uma substância simples ou uma mistura, independentemente de seu estado físico. Uma gota de água pura, uma gota de água salgada ou mesmo o vapor da água ou um cubo de gelo possuem densidade, embora em cada uma das situações exemplificadas o valor dessa densidade varie.
Geralmente, as unidades usadas são g/mL ou g/cm3.
Cuidado para não confundir densidade com concentração comum, pois as duas relacionam massa com volume. Lembre-se de que na concentração comum se relaciona a massa de soluto com o volume da solução e, na densidade, a massa de solução com o volume da solução.

(Exemplo) 
Uma solução foi preparada misturando-se 30 gramas de um sal em 300 g de água. Considerando-se que o volume da solução é igual a 300 mL, a densidade dessa solução em g/mL será de:
a)      10,0
b)      1,0
c)       0,9
d)      1,1
e)      0,1

Resposta:
m1 (massa do soluto) = 30 g
m2 (massa do solvente) = 300 g
m (massa da solução) = (30 + 300)g = 330 g
v (volume da solução) = 300 mL
- Substituindo os valores na fórmula da densidade:
d = m
       v
d = 330 g
      300 mL
d = 1,1 g/mL


Fonte: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/densidade-concentracao-e-molaridade-tres-conceitos-basicos.htm
            http://exercicios.brasilescola.com/quimica/exercicios-sobre-densidade.htm#resposta-2838 

Um comentário:

  1. O volume da solução será maior do que 300 ml. Esse negócio de considerando nada tem a ver com a realidade dos cálculos

    ResponderExcluir

Tema Espetacular Ltda.. Tecnologia do Blogger.