quarta-feira, 20 de junho de 2012

Soluções: Solubilidade

Olá, caros leitores do quimicalogia!
Hoje iremos comunicar sobre solubilidade, espero que vocês gostem.

                                           

O que é solubilidade?

    Para cada solução, existe um limite de quantidade de soluto que um solvente pode dissolver, ou seja, é a capacidade máxima do solvente conseguir dissolver o soluto.
EX: À temperatura de 25 C, conseguem-se dissolver cerca de 36 gramas de cloreto de sódio (o sal de cozinha) em 100 ml de água,sendo, portanto de 36 g/100 ml a solubilidade do cloreto de sódio em água.
   Tendo em conta a quantidade de soluto dissolvido num determinado solvente e a solubilidade deste, as soluções podem apresentar-se:

  • solução saturada: 
A solução saturada é aquela em que o soluto chegou à quantidade máxima: qualquer adição de soluto vai ser precipitada, não-dissolvida.
  • solução sobressaturada:
É quando a concentração de soluto em solução é superior à sua solubilidade.
  • solução insaturada:
É quando a quantidade de soluto usado não atinge o limite de solubilidade.

Coeficiente de solubilidade

   O coeficiente de solubilidade é a quantidade de soluto suficiente para saturar, ou seja, dissolver totalmente, o solvente, numa determinada temperatura.
  
   O coeficiente de solubilidade é útil quando se analisa que haverá excesso de soluto quando suas moléculas não conseguirem mais realizar ligações, já que não haverá moléculas de solvente suficientes para a interação com as moléculas de soluto. Há, também, uma diferença de solubilidade do mesmo soluto em diferentes solventes.A fórmula do coeficiente de solubilidade é:

 Cs= m1/V

Cs : coeficiente de solubilidade
m1 : massa do soluto
V : volume da solução

EXEMPLO:


OBS.: Quando um soluto se dissolve num solvente, as moléculas do solvente formam estruturas em torno das moléculas de soluto, num processo designado por solvatação.


Espero que vocês tenham entendido sobre o assunto, agora só para distrair um pouco vamos deixar uma tirinha, e agradecemos vocês por visitarem o nosso blog.



Fontes: http://www.e-escola.pt/topico.asp?id=350
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090217092126AAVruYV
http://www.infoescola.com/fisico-quimica/coeficiente-de-solubilidade/
http://www.youtube.com/watch?v=zF4J09w3UJs

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Dia do profissional da química



Hoje dia, 18 de junho é o dia dos profissionais da química, parabéns a todos que fazem da química uma ciência cada vez melhor :D
“SEM QUÍMICA O BRASIL NÃO REAGE!”
Em homenagem a todos vocês químicos, alunos, técnicos, laboratoristas, bacharéis, engenheiros, professores, mestres e doutores vamos deixar um pequeno poema escrito pelo Lucas Adriano dos Santos.
...Vamos lá...
                                                   

                                         Tudo É Química

Em busca de uma boa explicação
Erramos em achar que definir
Não é a mesma coisa que diminuir
Nada está contido numa só definição

Ainda não conheço nenhum sentimento
Que seja tão exato quanto a Matemática
E um suspiro é mais que uma simples prática
Que a Física possa tentar explicar em ensinamento

Existe porém
Uma ciência que me fascina
Pois nela acontecem coisas mágicas
Coisas que nem sempre se consegue explicar
Na verdade, essa mágica para mim se chama Química
E me parece que é nela que tudo podemos criar

Em tudo o que há
Seja no rascunho rabiscado
Seja num papel queimado
Seja no fogo quando molhado
Seja na cor de um material pintado
Ou no som que será escutado
Ou no gosto quando experimentado
A Química está

E se eu me aventurar a pensar assim
Como um romântico qualquer
Vou jogar a Química para dentro de mim
Só para ver o que vai acontecer

E aí eu vou tentar explicar aquela sensação
De frio e calor
Do insípido e do que tem sabor
Do bem e do mau
Como uma reação
Uma fórmula experimental
Que jamais é revelada
Apenas reage
Acontece
Sem hora marcada
Não se sabe se faz bem 
Ou se faz mal
Essa reação Química do Amor

Seja no olhar disfarçado
Seja no abraço apertado
Seja no beijo roubado
Depois do suspiro suspirado
E do sonho sonhado
Tudo é Química
Quando se está apaixonado

sábado, 16 de junho de 2012

Soluções



Olá, caros amantes de química que visitam o quimicalogia, trago uma boa noticia a vocês, nesse post iremos começar um novo assunto que é soluções, bom inicialmente vocês devem estar se perguntando ”o que ser isto?”,porem antes de começarmos falando sobre soluções daremos uma introdução sobre substancia, e nós do quimicalogia estaremos aqui pra responder, então vamos direto as perguntas...

O que são substancias?
Uma substância é qualquer espécie de matéria formada por átomos de elementos específicos em proporções específicas. Cada substância possui um conjunto definido de propriedades e uma composição química.

O que são dispersões?
são sistemas nos quais uma substância está disseminada, sob forma de pequenas partículas, numa segunda substância.
Uma dispersão é formada pela combinação de um dispergente com um disperso (soluto ou disseminado).


Quais são os tipos de classificação das dispersões?
 De acordo com o tamanho das partículas dispersas, as dispersões se classificam em:
§  Solução verdadeira: quando as partículas dispersas têm até 1 nm de diâmetro. Não é possível ver as partículas dissolvidas nem com microscópia eletrônica, e a separação das substâncias (disperso e dispersante) é feita através da destilação. Ex.: água + sal.

§  Colóide (ou dispersão coloidal): quando as partículas dispersas têm entre 1 nm e 100 nm de diâmetro. São misturas que, a olho nu, aparentam ser homogêneas, mas na realidade não o são. Realizando uma centrifugação, é possível separar o disperso do dispersante. O primeiro vai para o fundo do recipiente. Ex.: sangue humano, fumaça, gelatina.

§  Suspensão: quando as partículas dispersas têm mais de 100 nm de diâmetro. É possível ver as partículas a olho nu. Geralmente usa-se a decantação ou filtração para separar as substâncias. Ex.: água + areia, água + terra, água + matéria orgânica do esgoto , ar + poeira.

O que é solução?
Determinado material é denominado solução quando é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias, são exemplos de soluções a água do mar, o bronze, o latão, o aço, etc. Numa solução, a substância dissolvida denomina-se soluto e aquela em que este (ou estes) se dissolve denomina-se solvente, De acordo com a quantidade de soluto dissolvido, podemos classificar as soluções.

Quais são os tipos de soluções?
A) De acordo com o estado de agregação da solução:
Solução sólida

Os componentes desse tipo de solução, na temperatura ambiente, encontram-se no estado sólido. Essas soluções são denominadas ligas.

Solução gasosa

Os componentes desse tipo de solução encontram-se no estado gasoso. Toda mistura de gases é uma solução.

Solução líquida

Nesse tipo de solução, pelo menos um dos componentes deve estar no estado líquido.
Veja, algumas dessas soluções:

Soluções formadas por gás e líquido

A solubilidade de gás em líquidos depende de três fatores, a pressão exercida sobre o gás, a temperatura do líquido e a reatividade do gás.

Esse efeito é estabelecido pela Lei de Henry

Lei de Henry: a solubilidade de um gás em um líquido é diretamente proporcional à pressão do gás sobre o líquido.

-Influência da temperatura

A solubilidade de um gás em um líquido é inversamente proporcional à temperatura, isto é, quanto maior a temperatura, menor a solubilidade do gás.
Isso pode ser percebido quando colocamos, dentro de dois copos, refrigerantes iguais que estão em temperaturas diferentes.

-Influência da reatividade

Para um mesmo solvente, sob mesma pressão e mesma temperatura, gases diferentes apresentam solubilidades diferentes. Os gases que reagem com o líquido apresentam solubilidade maior que aqueles que não reagem.

Soluções formadas por líquidos

Em nosso cotidiano, encontramos muitas soluções contendo líquidos dissolvidos em líquidos. Eis dois exemplos:
• a água oxigenada é uma solução de peróxido de hidrogênio (H2O2) e água;
• o álcool comercializado em farmácias, em supermercados ou mesmo em postos de combustíveis na verdade é uma solução formada por álcool etílico e água.

Soluções formadas por sólidos e líquidos

Nos laboratórios, nas indústrias e em nosso dia-a-dia, as soluções de sólidos em líquidos são mais comuns.
Veja alguns exemplos na tabela abaixo:
Solução
Soluto
Solvente
Soro fisiológico
NaCl
Cloreto de sódio
(sal de cozinha)
Água
Álcool iodado
I2
iodo 
Álcool
Água sanitária
NaClO
Hipoclorito de sódio
Água

Nesses tipos de solução, a água é o solvente mais utilizado, sendo conhecida como solvente universal. Essas soluções são denominadas soluções aquosas
B)De acordo com os estados de agregação das substâncias:
 Soluções sólido – sólido              Ex: ligas metálicas
 Soluções sólido – líquido             Ex: sal em água
 Soluções sólido – gás                  Ex: naftalina no ar
 Soluções líquido – sólido             Ex: água em sólidos(CaCl2)
 Soluções líquido – líquido            Ex: água em álcool
 Soluções líquido – gás                 Ex: umidade no ar
 Soluções gás – sólido                  Ex: H2 em platina em pó
 Soluções gás – líquido                 Ex: CO2 em bebidas
 Soluções gás – gás                      Ex: as misturas gasosas

C) De acordo com o ponto de saturação:
Soluções saturadas contêm uma quantidade de soluto dissolvido igual à sua solubilidade naquela temperatura, isto é, excesso de soluto, em relação ao valor do coeficiente de solubilidade (Cs), não se dissolve, e constituirá o corpo de fundo.
- Soluções insaturadas contêm uma quantidade de soluto dissolvido menor que a sua solubilidade naquela temperatura.
- Soluções supersaturadas (instáveis) contêm uma quantidade de soluto dissolvido maior que a sua solubilidade naquela temperatura.

D) De acordo com a natureza do soluto:

1- Soluções moleculares – São soluções formadas por solutos moleculares e não conduzem corrente elétrica, sendo classificadas como soluções não-eletrolíticas.
Exemplo: ar atmosférico; açúcar em água.
2- Soluções iônicas – Formadas por solutos que possuem carga (íons, íons fórmulas); são capazes de conduzir corrente elétrica, formando soluções eletrolíticas.
Exemplo: ácidos; bases; sais.
Observação: Apesar de os ácidos serem compostos moleculares, ionizam-se (reação química), em meio aquoso, formando íons. As soluções assim formadas são classificadas como iônicas.

E) De acordo com a proporção entre soluto e solvente:
Num determinado dia, ao receber visitas em sua casa, você resolve preparar suco de laranja e suco de uva para servir a seus convidados. Ao servir o suco de laranja, nota-se que algumas pessoas fazem cara feia e dizem: nossa como está forte! Enquanto que outras pessoas que beberam suco de uva dizem: Hum, este está muito fraco!
Nestes dois casos descritos acima, podemos observar que temos dois tipos de soluções: diluída e concentrada.

DILUÍDA:Pouco soluto dissolvido em relação ao solvente (suco de uva).

CONCENTRADA:Muito soluto dissolvido em relação ao solvente (suco de laranja).
Ao juntarmos, gradativamente, açúcar e água em temperatura constante e sob agitação contínua, notamos que o sólido se dissolve, até não poder ser mais visto. Vamos acrescentando mais açúcar e tornando a solução mais concentrada, até que em um dado momento, o açúcar não se dissolve mais na água, mas se deposita no fundo ou se precipita ou se deposita ou se decanta. Neste momento, dizemos que a solução está saturada e apresenta um corpo de fundo.


filosofia química da semana


O quimicalogia homenageia no"filosofia química da semana" duas pessoas que contribuíram para a química e para o mundo, são elas: o Charles Darwin e a Marie Curie. 

Biologista e naturalista Charles Darwin nasceu na Inglaterra e viveu de 1809 a 1882. Durante um período de cinco anos, ele colaborou com pesquisas realizadas nas costas e em ilhas da América do Sul, Austrália e Nova Zelândia (Biografia).


Marie Curie foi a primeira mulher do mundo a ganhar um prêmio Nobel,As pesquisas realizadas por Marie Curie com a ajuda de seu marido Pierre levaram a descoberta de dois novos elementos químicos: o polônio, que ganhou este nome em homenagem ao país natal de Marie, e o rádio. A pesquisa do casal abriu um novo caminho a ser explorado na pesquisa científica e médica, levando muitos cientistas da época a estudar o assunto.(Biografia).
Espero que vocês gostem, e que essas frases façam vocês refletirem e que vocês se inspirem nesses dois estudiosos que tanto contribuíram para o mundo com suas pesquisas.

Vamos fazer exercícios sobre os casos particulares da estequiometria?


Olá amantes de química, como aqui no quimicalogia falamos sobre os 6 casos particulares da estequiometria enceraremos esse assunto deixando alguns exercícios pra vocês praticarem o que você aprenderam com a gente, espero que isso ajude vocês, e bons estudos a todos vocês^^
                      
                         
1- Salicilato de metila (C8HO3) pode ser preparado a partir de ácido salicílico (C7H6O3) e metanol (CH4O). A reação pode ser formulada como:
              C7H6O3  +  CH4® C8HO +  H2O
2- Numa determinada experiência, 276g de ácido salicílico produziram salicilato de metila com 71% de rendimento. Qual a massa de salicilato de metila obtida?              
R = 215,84g

3- Quantos gramas de H2SO4 podem ser produzidos por um processo que consome 3800g de SO3 por minuto com eficiência de conversão de 70%?                                 
R = 3258,5g

4- Reagindo 11,2g de N2 com 1,8g de H2, obtiveram-se 5,1g de NH3. Qual o rendimento percentual dessa reação? 
 R = 50%

5- 10,00g de ácido sulfúrico são adicionados a 7,40g de hidróxido de cálcio. Sabe-se que um dos reagentes está em excesso. Qual a massa em excesso após terminada a reação?                                                        
                                                                                     
 R = 0,20g de H2SO4

 6- 5,6 L de pentóxido de dinitrogênio gasoso são passados por uma solução aquosa de com 30g de hidróxido de sódio. Calcule a quantidade de matéria de nitrato de sódio formada.                                    
    N2O5 (g)  +  2 NaOH (aq) ® 2 NaNO3 (aq)  +  H2O (l)    
R = 0,5 mol

 7- 24g de ferro reagem com8g de enxofre para formar FeS. A reação ocorre por aquecimento até o desaparecimento de um dos reagentes. Qual é o regente em excesso e qual a massa que restou desses reagentes após a reação?                  
  R = 10g                                                                        

8- Qual é a Quantidade máxima de carbonato de cálcio que pode ser preparada misturando-se 2 mol de carbonato de sódio com 3 mol de cloreto de cálcio?              
 R = 200g de CaCO3
                                                                                     
 9- O carbonato de cálcio sólido é atacado por uma solução de H2SO4  concentrada e quente, segundo a reação:
CaCO3  +  H2SO4  ® CaSO4  +  H2O  +  CO2
Todo oCO2 desprendido a partir de 8g de CaCO3 iniciais é juntado a solução de água de barita [água com Ba(OH)2]. Qual a quantidade de carbonato de bário formada?                                                                
          CaCO3  +  H2SO4  ® CaSO4  +  H2O  +  CO2
                    CO2  +  H2O ® H2CO3
      Ba(OH)2  +  H2CO3   ® BaCO3  +  2 H2O                
 R = 15,78g
                                                                                                   
10- Obtém-se óxido de magnésio pela reação entre magnésio e oxigênio. Qual a Quantidade máxima de MgO obtida quando a mistura reagente é constituída por 24,3g de magnésio e 24,3g de oxigênio?                                                            R = 40,3g
       
11- Atualmente o fósforo é obtido através da reação entre fosfato, sílica (areia) e carvão (coque). As reações envolvidas podem ser representadas em duas etapas:
Ca3(PO4)2  +  3SiO2  ®3 CaSiO3  +  P2O5
     P2O+  5C ® 5CO  +  2P
Quantos mols de fosfato de cálcio são gastos na obtenção de 6,2g de fósforo?                                                             R = 0,10 mol

 12- Observe o processo:
K2O  +  H2O ®  2 KOH
H3PO4  +  3 KOH  ®  K3PO4  +  3 H2O
Qual é a quantidade de K3PO4 a ser obtida a partir de 2 mols de K2O?                                                                           R = 4/3 mol


13- Determine a massa de água produzida na combustão entre 16g de gás hidrogênio e 64g de gás oxigênio.        
 R = 72g

 14- Na síntese da amônia, determine o excesso de reagente após a reação na mistura de 9 mols de H2 e 9 mols de N2.
                   N2  +  H2  ®  2 NH3                                   
 R = 6  mols

15- Um comprimido de aspirina contém 90% de AAS e o resto é amido. Determine a massa de AAS em um frasco contendo 200 comprimidos de massa 0,4g cada um.       
R = 72g

16- Por oxidação total, 28,0g de uma amostra de ferro produziram 32g de Fe2O3 pelo seguinte processo:
2 Fe  +  3/2 O2  ®  Fe2O3
Qual é o grau de pureza da amostra em relação ao ferro?
                                                                                                            
 R = 0,8

1) Calcule o volume de CO2 medidos nas CNTP, obtido pela pirólise de 50g de CaCO3 de 80% de pureza.
Dados: Ca = 40; C = 12; O = 16
CaCO3 Æ CaO + CO2
Para cada 1 mol de CaCO3 temos 1 mol de CO2.
Massa molar do CaCO3 = 100g Volume molar nas CNTP = 2,4L
50g
--- 100%
X
--- 80% X = 40g
Massa
Volume
CaCO3
CO2
100g
2,4L
40g
X X = 8,96L
Rendimento:
Grau de pureza = 80%
2) Calcule a massa de CaO obtida por decomposição de 200g de CaCO3, sabendo que o rendimento da reação é de 90% .
Dados: Ca = 40; C = 12; O = 16
Reação CaCO3 Æ CaO + CO2
Para cada 1 mol CaCO3 temos 1 mol CaO.
Massa molar do CaCO3 = 100g Massa molar do CaO = 56g
Massa Massa
100g
56g
200g
X logo:

112g ---- 100%
X
---- 90% então X = 100,8g de CaO
X = 112g para um rendimento de 100%. Como o rendimento é de 90% temos:
1) (UDESC) Oitenta gramas de calcário (grau de pureza é de 90% em CaCO3) reagem com ácido sulfúrico segundo a equação química:
CaCO3(s) + H2SO4(aq) Æ CaSO4(s) + H2O(l) + CO2(g)
Qual o volume de gás carbônico formado nas CNTP, na reação acima? a) 16,3L b) 17,92L c) 1,61L d) 161,3L e) 2,4L
Resolução:
Partindo de 80g de calcário com 90% de pureza temos que a massa de CaCO3 que reagirá é de 72g.
Temos que 1 mol de CaCO3 produz 1 mol de CO2, sabendo que a massa molar do CaCO3 é de 100g/mol e que o volume molar nas CNTP é de 2,4L teremos:
72g de CaCO3 ------
X
100g de CaCO3 ------ 2,4L de CO2 X = (2,4 x 72)/100
X = 16,128L Portanto a alternativa correta (16,13L) é a letra a
2) (UDESC) Qual a massa do produto obtido entre a reação de 10g de NaOH(aq) com 20g de H2SO4(aq)? a) 98,00g b) 12,50g c) 28,90g d) 17,75g e) 80,00g
Resolução:
Reação entre o NaOH e H2SO4
2 NaOH + H2SO4 Æ Na2SO4 + 2 H2O
A massa molar do NaOH = 40g/mol
A massa molar do H2SO4 = 98g/mol A massa molar do Na2SO4 = 142g/mol
Então 80g de NaOH neutralizam completamente 98g de
H2SO4. Logo percebemos que na proporção de 10g de NaOH para
20g de H2SO4 o ácido sulfúrico se encontra em excesso. Temos que:
Massa
Massa
NaOH
Na2SO4
80g
142g
10g
X
X = 10.142/80 X = 17,75g Resposta – d
3) (ACAFE) Calcule a massa de CaCO3 com 80% de pureza, necessária para produzir 1,2 L de CO2 nas CNTP, no processo:
CaCO3 Æ CaO + CO2 Dados: Ca = 40; C = 12; O = 16 a) 125g b) 80g c) 40g d) 50g e) 62,5g
Substâncias envolvidas:
Carbonato de cálcio Æ CaCO3 - MMr = 100g/mol Dióxido de carbono Æ CO2 - V = 2,4L/mol CNTP
CaCO3
CO2
100g
2,4L
X
1,2L
Então: X = 1,2 . 100 / 2,4 Logo: x = 50g
Observe que 50g é a massa que se decompõe para formar os 1,2L de CO2 nas CNTP. Como a amostra apresenta 80% de pureza, temos:
50g
------ 80%
X
----- 100%
Logo x = 50 . 100 / 80 :. X = 62,5g
Resposta e
4) (UDESC-2005/2) O acetileno (C2H2), usado como combustível nos maçricos de solda, é produzido pela reação entre carbeto de cálcio (CaC2) e água.
CaC2(s) + 2 H2O(l) Æ Ca(OH)2(s) + C2H2(g)
Considerando-se que o acetileno se comporta idealmente, qual será o volume de C2H2, nas CNTP, gerado por 100g de carbeto de cálcio com 80% de pureza? Massas atômicas relativas: Ca = 40; c = 12; H = 1; O = 16
Substâncias envolvidas:
Carbeto de cálcio Æ CaC2 - MMr = 64g/mol
Acetileno Æ C2H2 - V = 2,4L/mol nas CNTP Grau de Pureza – 80%
Partindo de uma amostra de 100g de carbeto de cálcio temos:
100g
---- 100%
X
---- 80%
Logo: x = 80g
CaC2 C2H2
64g
2,4L
80g
x
x = 80 . 2,4 / 64 :
x = 28L de C2H2

5) (ACAFE) O carbeto de boro é um abrasivo muito duro usado para desgaste de outros materiais, sendo fabricado através da reação:
2 B2O3 + 7 C Æ B4C + 6 CO cujo rendimento é de 95%. Partindo de 50,43g de
B2O3, a massa de B4C será de: Dados: O =16; C =12; B = 1 a) 19,16g b) 50,43g c) 130,2g d) 47,91g e) 5,2g
Substâncias envolvidas:
Carbeto de bóro Æ B4C - MMr = 56g/mol Óxido de bóro Æ B2O3 - MMr = 70g/mol
B2O3
B4C
(2 . 70) = 140
56g
50,43g
x
x = 50,43 . 56 / 140 :. X = 20,172g Como o rendimento da reação é de 95% temos:
x
------- 95%
20,172g ------ 100% x = 20,172 . 95 / 100 :. x = 19,16g de B4C. Resposta a
5) (UNISA) 12,5g de ácido fosfórico com 80% de pureza são totalmente neutralizados por hidróxido de sódio numa reação que apresenta rendimento de 90% . Calcule a massa de sal obtida nessa reação. Dados: H = 1 , P = 31 , O = 16 , Na = 23
Massa molar do carbeto de cálcio (CaC2) M = (40x1) + (2x12) = 64g/mol
Admitindo um grau de pureza de 80% temos que: 100g Æ 100%
X
Æ 80% logo: X = 80g de CaC2
Partindo da equação química:
CaC2(s) + 2 H2O(l)
Æ Ca(OH)2(s) + C2H2(g)
64g
2,4L
80g
X
Logo: X = 28L

                
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